domingo, 20 de setembro de 2009

Jovens são maioria no comando das empresas, diz pesquisa

Jovens são maioria no comando de empresas, diz pesquisa


Nunca é fácil decidir o que será feito com o dinheiro ganho. Muito menos quando se é jovem. As três principais opções são: gastar, poupar ou investir. A primeira escolha – a mais prazerosa, é verdade – vem sempre acompanhada da velha máxima: ‘como o dinheiro voa!’.

Decidindo pela segunda – a mais chata, por que não dizer? –, o acompanhamento é: ‘quero economizar mais’. Para quem decide pela terceira alternativa, a tal voz não vem de dentro da própria cabeça, mas da boca de terceiros (quartos, quintos...): ‘por que você não compra um carro?’, ‘mas você pretende arriscar assim com essa crise?’ ou ‘são tempos difíceis’. 
A cultura empreendedora parece não fazer parte da mentalidade da juventude brasileira. Pois só parece. Para desmentir essa ideia, um estudo realizado pelo consórcio Global Entrepreneurship Monitor (GEM) e divulgado este mês indica que do total de empreendedores brasileiros, 25% tem entre 18 e 24 anos, o que coloca o jovem brasileiro como o terceiro mais empreendedor do planeta, atrás apenas do Irã (29%) e da Jamaica (28%).
Destes, vale ressaltar que 68% o fazem por oportunidade – contra 32% que investem por necessidade. Do total de jovens, 15% empreendem, o que equivale a 3,82 milhões de pessoas. 
Riscos

Na opinião de ambos os jovens, no entanto, ter boa visão de mercado, estar sempre atualizado ou ter dinheiro não ajudam quando falta o principal: coragem. “Claro que estou ciente de que é um risco, mas eu estou muito animado com o projeto e acredito no seu potencial de retorno”, explica o designer. “Quero me focar nesse agora para, se der certo, dar passos maiores”, completa.


Já Diego é mais seguro: “tudo é preparado para dar certo, para gerar lucros. Por isso, as análises não são rápidas, o desenvolvimento do projeto também não. Preciso de um preparo para reduzir riscos”, ensina. Para se investir R$ 20 mil, afinal, deve-se ter algum fundamento. “Mas se você não ousar, nunca sairá do comum”, conclui.

Com informações do Portal IG Jovem 
http://www.juventude.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=477&t=80

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário