domingo, 19 de abril de 2009

Brasil: grande diversidade de vida

Há muitas espécies e seres vivos nos diversos ambientes naturais da Terra.
Uma espécie é o grupo de seres vivos com características semelhantes e que são capazes de cruzar-se entre si, originando descendentes férteis.
Até agora, cerca de 2 milhões de espécies de seres vivos foram registrados em todo o mundo. As estimativas sobre o número real de espécies de seres vivos na Terra são muito variáveis. Sabe-se, porém, que a maior parte delas ainda permanece desconhecida pela ciência.
Existem dezessete países no mundo dotados de grande biodiversidade. Sozinhos, eles abrigam mais da metade de todas as espécies conhecida de seres vivos. Entre esses países estão, por exemplo, a Colômbia, o Peru e a Indonésia. Mas nenhum deles ganha do Brasil. Em nosso país vivem cerca de 20% de todas as espécies de plantas e de animais já identificados em todo o mundo. E entre seus grandes ambientes naturais terrestres, o Brasil detém a maior parte da maior planície inundável do mundo – o Pantanal – e de maior floresta tropical úmida do mundo – a floresta Amazônica.
Vimos que a Terra abriga muito mais espécies de seres vivos que os pesquisadores conseguiram até agora registrar. A cada ano, mais e mais espécies são descobertas, catalogadas (registradas) e estudadas pelos cientistas.
A palavra biodiversidade pode ser entendida como o conjunto de espécies que determinado ambiente abriga.
O Brasil é um dos países mais ricos em espécies e seres vivos. A floresta Amazônica, a mata Atlântica, o Pantanal Mato-Grossense são exemplos de ambientes naturais brasileiros que possuem elevada biodiversidade.