domingo, 19 de abril de 2009

O mundo digital



O mundo digital

O mundo inteiro vive um processo de mudanças em virtude dos grandes e acelerados avanços tecnológicos, na educação tem-se a influência maior das tecnologias da Informação e Comunicação que modificaram o jeito que humanidade se comunica e se relaciona. Parafraseando Janine Souza pode-se dizer que comunicação entende-se por todos os procedimentos através dos quais os seres humanos partilham suas idéias, produzem seu conhecimento, tem acesso à comunicação, constroem sua visão de mundo...Nesse contexto não se pode deixar de falar da linguagem, pois é através dela que os processos de comunicação se dão e, portanto é imprescindível que se tenha o domínio das ferramentas pelas quais ela se desenvolve, a escrita e a oralidade são as principais linguagens utilizadas na comunicação, no entanto a humanidade ao longo de sua história tem desenvolvido diversas formas de se fazer comunicar.A imprensa talvez tenha sido a primeira grande mudança no processo de comunicação e com certeza sua presença trouxe impactos e mudanças aos processos educativos, impactos e mudanças maiores foram percebidos quando pelo avanço tecnológico criou-se o rádio, a tv e o cinema. Contudo é a informática e os suportes digitais com a integração das diversas mídias antes criadas que tem atualmente exigido dos educadores uma nova postura em que a utilização das mesmas deve se efetivar nas práticas pedagógicas, pois para o aluno, “ser confrontado com imagens em movimentos, cores, sons, passa a ser uma fonte de estímulo” (Rodrigues e Araújo, 2007).A escola não se pode furtar do dever de possibilitar aos educandos a utilização dessas tecnologias tanto na utilização dos suportes já existentes e disponíveis como na produção de novos, sendo ela a principal instituição em que se dá a educação formal e, portanto dos processos de aprendizagem da escrita e da fala enquanto principais instrumentos que se dá a comunicação através da qual se efetivará as relações de aprendizagem. As novas tecnologias nesse contexto permitem a construção de uma aprendizagem ativa, lúdica, dinâmica e criativa, algo que extrapola a rigidez da escrita e da oralidade convencional e tradicional presentes nos textos impressos e estáticos.Todavia convém lembrar que as tecnologias por si só, não são capazes de produzir essas mudanças inovadoras, elas só se efetivarão se professores e professoras estiverem juntamente com seus alunos envolvidos e comprometidos com uma educação motivadora, dinâmica e significativa.
REFERÊNCIAS
RODRIGUES, Sandra H.; ARAÚJO, Verônica. Alfabetização Na Era Digital: Olhos E Ouvidos Imaginários. Disponível em: . Acesso em: 28 set. 2008.
SOUZA, Janine Fontes de. Texto digital: o reencontro entre oralidade e escrita. Disponível em: . Acesso em: 28 set. 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário